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http://hdl.handle.net/11422/3230
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Educação de jovens e adultos: direito à educação |
| Autor(es)/Inventor(es): | Lima, Claudia Luciana da Silva |
| Orientador: | Moura, Ana Paula Abreu |
| Resumo: | Identifica como ocorreu o processo histórico que assegura os direitos atuais para Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para isso, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica utilizando pesquisas acadêmicas sobre a constituição da EJA como um direito; análise documental com base na Constituição Nacional (1946, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1971, 1996), Declaração de Hamburgo (1997), Parecer CEB/CNE nº 11/2000 (2000) e Marco de Ação de Belém (2009), buscando destacar quais são atualmente os direitos legais para os alunos jovens e adultos; e, por último, realizamos uma análise do vídeo “Alfabetizandos: relatos de vida” para identificar nos depoimentos dos alunos, como estes veem esses direitos e se veem como cidadão beneficiados por eles. Utilizamos como referencial teórico: Paiva (1987), Machado (2008), Haddad (2009), Galvão & Di Pierro (2013). Com um processo histórico iniciado desde o período de colonização do nosso país, a EJA passou por grandes transformações, mas ainda possui barreiras a serem vencidas, dentre elas a reprodução nas falas dos alunos da culpabilização individual pelo fenômeno do analfabetismo. Muitos têm vergonha de retornarem aos bancos escolares, além de mostrarem não compreenderem a educação como um direito, uma reparação de uma dívida social histórica com parcela significativa da população. Ao vencerem essa barreira, é possível verificar em muitos alunos que além de adquirirem novos conhecimentos, também se tornam sujeitos com novas perspectivas, mais autônomos e cidadãos mais ativos. Concluímos que, ainda que possa haver falhas no acesso ao direito à educação, é necessário que continue a haver investimentos, para que se mantenha uma Educação para Jovens e Adultos, não só alfabetizadora, mas também uma educação ao longo da vida. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Direito à educação Alfabetização |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | LIMA, Claudia Luciana da Silva. Educação de jovens e adultos: direito à educação. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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