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http://hdl.handle.net/11422/3236
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensaios de pórticos planos de concreto armado com pilares esbeltos |
Autor(es)/Inventor(es): | Zendron, Décio |
Orientador: | Maia, Antônio Cláudio Ferraro |
Resumo: | Neste trabalho são apresentados os resultados de uma pesquisa experimental sobre o comportamento de pórticos planos de concreto armado, com pilares esbeltos, levados até a ruptura. Foram ensaiados 8 (oito) pórticos, bi-rotulados, constituídos de dois pilares e uma viga, de seção retangular constante, submetidos a uma carga aplicada sobre um dos pilares, com uma excentricidade de 3 (três) centímetros com respeito ao eixo do pilar. Os modelos foram agrupados em duas séries, que se diferenciaram pelo comprimento dos pilares. Dentro de cada série, com a variação da altura da viga, foram caracterizados modelos distintos. Com os valores experimentais, foram traçadas curvas relacionando o carregamento e as grandezas medidas (deslocamento horizontal do ponto de aplicação do carregamento, rotação de apoio e deformação dos materiais) de modo a caracterizar o comportamento dos pórticos durante o ensaio. A curva carga-deslocamento horizontal do ponto de aplicação do carregamento serviu também para uma confrontação com resultados previstos por programas de computador (8, 10). O valor máximo de carregamento suportado por cada um dos modelos foi também comparado com o valor previsto pelo Método da Coluna Modelo, preconizado pelo CEB (3,4). No primeiro caso não se obteve uma boa concordância nos resultados enquanto que, na comparação com o método da coluna modelo, não houve grandes divergências nos resultados. Em todos os pórticos ensaiados, o colapso ficou caracterizado pela ocorrência de instabilidade do equilíbrio (flambagem). |
Resumo: | In this work it is presented the results of a experimental research on the behaviour of reinforced concrete plane frames with slender columns up to rupture. Eight frames were tested. They had pinned supports and were formed by two columns and one beam with constant rectangular cross-section. Load was applied on one of the columns with an eccentricity of three centimeters with respect to its axis. In these frames the length of the columns and the height of the beams were varied. Graphs were done relating the load to the measurements taken (horizontal displacement of the loading point, rotation at the supports and strains in the materiais) in order to characterize the behaviour of the frames during the tests. The values of the horizontal displacement of the loading point measured were compared with predicted values given by a computer programme (8,10). The maximum loads carried were also compared with the values obtained from the model-column method presented in the CEB-FIP code (3,4). In the first comparison it was noticed some divergence, but in the latter a good agreement was obtained between experimental and theoretical results. In all the frames the failure occurred due to instability (buckling). |
Palavras-chave: | Engenharia Civil |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Unidade produtora: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-1982 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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