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dc.contributor.advisorSantos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.authorMendes, Natalia de Andrade-
dc.date.accessioned2017-12-06T17:56:49Z-
dc.date.available2017-12-08T02:00:43Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationMENDES, Natalia de Andrade. Os contos de fadas e os esteriótipos femininos: atravessamentos nos discursos das crianças. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3252-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstereótipos (Psicologia)pt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.titleOs contos de fadas e os estereótipos femininos: atravessamentos nos discursos das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee2Tonácio, Glória de Melo-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/8807018360830039pt_BR
dc.description.resumoReflete sobre os atravessamentos dos estereótipos femininos nos processos de construção da identidade da criança a partir dos contos de fadas. Aprofundando sobre as concepções de identidade e contos de fadas, e buscando discutir esses estereótipos, mais especificamente como os estereótipos femininos encontrados nestes contos podem de alguma maneira, corroborar com a perpetuação de uma visão de mulher doce e frágil a espera do príncipe. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e foi realizada baseada em uma pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com seis crianças de ambos os gêneros. No início, é exposta a introdução sobre os conceitos abordados no desenvolvimento desse trabalho, seguido da justificativa, objetivos e metodologia da pesquisa. O primeiro capítulo aborda sobre o surgimento e as concepções dos contos de fadas, com embasamento no aporte teórico. No segundo capítulo, trato sobre a construção da identidade da criança na perspectiva histórica-social, juntamente com outros temas pertinentes para a compressão da pesquisa. No terceiro capítulo são apresentados os resultados dos dados, obtidos através das entrevistas semi estruturadas, resultantes da leitura de duas histórias e posterior conversa com as crianças. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho, onde elucido um apontamento na direção da necessidade de se problematizar de que forma os estereótipos de gênero são discutidos na sala de aula, e sua consequente ação no processo de construção da identidade da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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