Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3257
Type: Dissertação
Title: Estabilidade local de painéis cilíndricos enrijecidos
Author(s)/Inventor(s): Justino Filho, Manoel Rodrigues
Advisor: Batista, Ronaldo Carvalho
Abstract: Apresentam-se resultados de cargas de bifurcação primárias e secundárias e também os resultados de uma análise não linear da estabilidade elástica local de cascas cilíndricas enrijecidas longitudinalmente sob compressão axial. Os efeitos causados pela esbeltez e espaçamento dos enrijecedores, interação modal e imperfeições geométricas iniciais são investigados. Mostra-se que a utilização de enrijecedores esbeltos, da maneira sugerida pela Teoria Ortotrópica, pode conduzir a interação entre modos locais e globais de deformação, resultando em cargas de bifurcação primária inferiores à carga crítica clássica da casca isotrópica. A possibilidade de ocorrência de interação entre modos primários e secundários, em função do Índice de esbeltez e imperfeições iniciais, é também evidenciada. O presente trabalho constitui assim uma contribuição a um melhor entendimento do comportamento e estabilidade dessas cascas e também serve como uma primeira orientação para escolha adequada de parâmetros geométricos numa fase de pré-projeto.
Abstract: Results from primary and secondary bifurcation loads and also results from a non-linear analysis of elastic local stability of stringer stiffened cylindrical shells under axial compression are presented. The effects due to stiffeners spacing and slenderness as well as modal interaction and inicial geometric imperfections are investigated. It is shown that the use of slender stiffeners as suggested by the orthotropic theory, can lead to interaction between local and overall modes resulting in primary bifurcation loads lower than the classical critical load for the isotropic shell. It is also indicated that interaction between primary and secondary buckling modes can occur and this is, in general, a function of stiffeners slenderness and imperfection levels. The present work constitutes then a contribution towards a better understanding of the behaviour and stability of these shells. Moreover it could serve as a guideline for adequated choice of geometric parameters for design.
Keywords: Engenharia Civil
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Department : Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-1982
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3257
Appears in Collections:Engenharia Civil

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