Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorSouza, Letícia Silva-
dc.date.accessioned2017-12-07T18:12:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:53Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia Silva. A importância do brincar como afirmação da infância do contemporâneo. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3259-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleA importância do brincar como afirmação da infância no contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636pt_BR
dc.contributor.referee1Kelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340pt_BR
dc.contributor.referee2Scherer, Larissa Costa Beber-
dc.description.resumoAborda a temática do brincar como instrumento de afirmação da infância no contemporâneo. Tendo em vista as necessidades apresentadas da particularidade da infância ser valorizada e aceita em nossa sociedade, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir o caráter infantil, tendo como base o brincar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou diferentes autores do âmbito educacional, social, filosófico e da Psicologia. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a construção do sentimento de infância na organização familiar, na escola e na sociedade como um todo, como forma de entender o início desse processo para, assim, termos base para entender o hoje. Em seguida, foi problematizada a infância no contemporâneo, refletindo sobre o consumo e as redes de informação geradas pela mídia e tecnologia que auxiliam na ideia de que a infância está desaparecendo. Por fim, o brincar aparece como um dos grandes meios de afirmar a particularidade da infância, mesmo no contemporâneo. Como conclusão, foi verificado que, apesar do acesso em massa à informações que garantem uma modificação no comportamento e no modo de agir das crianças, apenas fez surgir outras e novas infâncias, e não, seu desaparecimento. E que o brincar humanizador é essencial para dar respaldo a isso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSSouza.pdf488.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.