Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3259
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A importância do brincar como afirmação da infância no contemporâneo |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Letícia Silva |
Orientador: | Carneiro, Cristiana |
Resumo: | Aborda a temática do brincar como instrumento de afirmação da infância no contemporâneo. Tendo em vista as necessidades apresentadas da particularidade da infância ser valorizada e aceita em nossa sociedade, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir o caráter infantil, tendo como base o brincar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou diferentes autores do âmbito educacional, social, filosófico e da Psicologia. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a construção do sentimento de infância na organização familiar, na escola e na sociedade como um todo, como forma de entender o início desse processo para, assim, termos base para entender o hoje. Em seguida, foi problematizada a infância no contemporâneo, refletindo sobre o consumo e as redes de informação geradas pela mídia e tecnologia que auxiliam na ideia de que a infância está desaparecendo. Por fim, o brincar aparece como um dos grandes meios de afirmar a particularidade da infância, mesmo no contemporâneo. Como conclusão, foi verificado que, apesar do acesso em massa à informações que garantem uma modificação no comportamento e no modo de agir das crianças, apenas fez surgir outras e novas infâncias, e não, seu desaparecimento. E que o brincar humanizador é essencial para dar respaldo a isso. |
Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeiras Infância |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUZA, Letícia Silva. A importância do brincar como afirmação da infância do contemporâneo. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSSouza.pdf | 488.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.