Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorParrião, Ivanildes Alves-
dc.date.accessioned2017-12-07T18:52:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPARRIÃO, Ivanildes Alves. Educação de jovens e adultos: permanência seus sentidos e desafios. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3261-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: permanência na EJA seus sentidos e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249pt_BR
dc.description.resumoPesquisa qualitativa, realizada com três alunas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam as aulas com a mesma professora desde 2013. Seu objetivo principal é entender o que motiva a permanência desse pequeno grupo de alunas. Para isso foi elaborado um questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas. A partir desse questionário e das observações de campo realizaram-se as discussões e análises. As discussões estão organizadas em dois capítulos: Um levantamento teórico sobre permanência e evasão dos sujeitos da EJA, onde utilizamos como referencial teórico a monografia (Alfabetizados/as na EJA as razões da permanência nos estudos) de Paula Oliveira. Em seguida, verificamos que haviam poucos trabalhos sobre permanência e uma grande quantidade sobre evasão, escolho fazer a pesquisa com as alunas. Procurando entender seus motivos e desafios para continuar na turma 191. Segundo capítulo, analisamos os questionários e as observações de campo discutindo junto com autores que abordam o tema da permanência e desafios da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAParriao.pdf380.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.