Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3261
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação de jovens e adultos: permanência na EJA seus sentidos e desafios |
Autor(es)/Inventor(es): | Parrião, Ivanildes Alves |
Tutor: | Guimarães, Daniela |
Resumen: | Pesquisa qualitativa, realizada com três alunas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam as aulas com a mesma professora desde 2013. Seu objetivo principal é entender o que motiva a permanência desse pequeno grupo de alunas. Para isso foi elaborado um questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas. A partir desse questionário e das observações de campo realizaram-se as discussões e análises. As discussões estão organizadas em dois capítulos: Um levantamento teórico sobre permanência e evasão dos sujeitos da EJA, onde utilizamos como referencial teórico a monografia (Alfabetizados/as na EJA as razões da permanência nos estudos) de Paula Oliveira. Em seguida, verificamos que haviam poucos trabalhos sobre permanência e uma grande quantidade sobre evasão, escolho fazer a pesquisa com as alunas. Procurando entender seus motivos e desafios para continuar na turma 191. Segundo capítulo, analisamos os questionários e as observações de campo discutindo junto com autores que abordam o tema da permanência e desafios da Educação de Jovens e Adultos. |
Materia: | Educação de jovens e adultos Alfabetização |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PARRIÃO, Ivanildes Alves. Educação de jovens e adultos: permanência seus sentidos e desafios. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IAParriao.pdf | 380.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.