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http://hdl.handle.net/11422/3314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Telles, Affonso Carlos Seabra da Silva | - |
dc.contributor.author | Gouvêa, José Augusto Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-15T15:17:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:58Z | - |
dc.date.issued | 1969-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3314 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transferência de calor | pt_BR |
dc.subject | Equações diferenciais | pt_BR |
dc.title | Transferência de calor em escoamento turbulento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guinle, Luiz de Mello Flores | - |
dc.contributor.referee2 | Perlingeiro, Carlos Augusto | - |
dc.description.resumo | A aplicação do método da transformação de similaridade à análise do problema de transferência de calar em escoamento turbulento exige essencialmente que: - Nas equações diferenciais da camada limite térmica e hidrodinâmica, transformadas com a utilização das variáveis de similaridade ξ e η (propostas por Meksyn), sejam considerados desprezíveis os têrmos contendo derivadas com relação a ξ; - Seja especificada, caro dado empírico, una expressão para a viscosidade adimensional efetiva. Considerada a primeira hipótese e indicada para E a expressão de Spalding, a solução do problema torna-se possível por métodos numéricos. A comparação de valores calculados, para a placa plana, de Cf ⁽ˣ⁾ e u⁺= u⁺ (y ⁺) com os de outras análises teóricas e dados experimentais, mostrou ser conveniente a adoção de um novo valor para a constante A da expressão de ε⁺. Foi desta forma possível a determinação direta dos perfis de velocidade e temperatura, do coeficiente de atrito e do número de Staton, no caso de gradiente de pressão nulo. A extensão do método à análise dos escoamentos com gradiente de pressão não nulo, não foi, todavia, possível, pois a expressão adotada para ε⁺ torna desprezível a influência da geometria do escoamento, visto serem superestimados os efeitos da turbulência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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