Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHaguenauer, Cristina Jasbinschek-
dc.contributor.authorCruz, Glaucia Cristina dos Santos-
dc.contributor.authorSoares, Maurício de Moraes Rêgo-
dc.date.accessioned2016-05-12T19:32:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:58Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationCRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/331-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectPeriódicos científicospt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.titleComunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0302161120707813pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Andréia-
dc.contributor.referee2Castro, Paulo César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851pt_BR
dc.description.resumoAborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCruz_MSoares.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.