Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/331
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação científica: um mercado em expansão para o produtor editorial
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Glaucia Cristina dos Santos
Soares, Maurício de Moraes Rêgo
Orientador: Haguenauer, Cristina Jasbinschek
Resumo: Aborda o mercado de produção de periódicos científicos como uma possibilidade de atuação para o profissional de produção editorial. Apresenta o periódico científico como o principal instrumento de comunicação científica. Mostra que o Brasil tem apresentado um enorme crescimento no número de títulos, impulsionado pelas atuais exigências de produtividade acadêmica, e busca por melhores índices de desempenho dessas publicações. Oferece um panorama da atividade de produção desse produto editorial tão específico. Apresenta as dificuldades do editor de periódicos científicos, devido à falta de uma formação especializada, para atender das exigências diárias na produção desse veículo. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual foi feita uma coleta de dados por meio de entrevistas para perceber, a partir da percepção dos editores, profissionais de editoras comerciais, grandes e pequenas, quais as oportunidades que o produtor editorial pode ter nesse segmento. Concluiu-se que o mercado está em franca expansão no Brasil, porém o profissional de produção editorial não é conhecido pelos players desse mercado. As competências do produtor editorial são percebidas como de grande valor, sendo também necessário um maior conhecimento do mercado editorial de periódicos científicos por parte do produtor editorial.
Palavras-chave: Produção editorial
Comunicação científica
Periódicos científicos
Mercado editorial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRUZ, Glaucia Cristina dos Santos; SOARES, Maurício de Moraes Rêgo. Comunicação Científica: um mercado em expansão para o produtor editorial. 2013. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCruz_MSoares.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.