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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Mario Feijo Borges-
dc.contributor.authorAlmeida, Carolina Souza de-
dc.date.accessioned2016-05-13T19:11:48Z-
dc.date.available2016-05-15T03:00:07Z-
dc.date.issued2011-07-14-
dc.identifier.citationALMEIDA, Carolina Souza de. Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/333-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectDesign de livrospt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.titleDesign de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719pt_BR
dc.contributor.referee1Junior, Amaury Fernandes da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Victa de Carvalho Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4096422316916519pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisados projetos diferenciados de dois títulos emblemáticos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice, de Lewis Carroll. Para tal análise, são utilizados como base textos de pensadores como Alan Powers, Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Andrew Haslam, Robert Bringhurst, Emanuel Araújo, Guto Lins, Ligia Cademartori, Claudia Mendes, Simone Pires, Margaret Schaeffer, Barbara Necyk, entre outros. Ao final do trabalho, pôde-se observar que, apesar do projeto gráfico não ser o único fator que influencia o interesse pela leitura, é um dos relevantes fatores que contribui para atrair a atenção de um possível público leitor, fazendo-o entrar em contato com os livros. Se o interesse pela leitura aparecer desde a infância, é provável que ele se mantenha ao longo da vida do indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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