Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/333
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Carolina Souza de
Tutor: Feijó, Mário
Resumen: Analisa a importância do design de livros para a formação de novos leitores, partindo da hipótese inicial de que o projeto gráfico e as características imagéticas dos livros possuem um papel fundamental no processo de leitura, principalmente durante a infância. Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o único fator importante em um livro é o seu texto, é mostrado como os diversos elementos que compõem seu projeto gráfico podem influenciar a maneira das pessoas lerem as narrativas e de interpretarem a parte visual dos livros. Como objeto de estudo, são analisados projetos diferenciados de dois títulos emblemáticos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice, de Lewis Carroll. Para tal análise, são utilizados como base textos de pensadores como Alan Powers, Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Andrew Haslam, Robert Bringhurst, Emanuel Araújo, Guto Lins, Ligia Cademartori, Claudia Mendes, Simone Pires, Margaret Schaeffer, Barbara Necyk, entre outros. Ao final do trabalho, pôde-se observar que, apesar do projeto gráfico não ser o único fator que influencia o interesse pela leitura, é um dos relevantes fatores que contribui para atrair a atenção de um possível público leitor, fazendo-o entrar em contato com os livros. Se o interesse pela leitura aparecer desde a infância, é provável que ele se mantenha ao longo da vida do indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e intelectual.
Materia: Produção editorial
Design de livros
Formação de leitores
Literatura infanto-juvenil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALMEIDA, Carolina Souza de. Design de livros infantis: a influência imagética na formação de novos leitores. 2011. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Produção editorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Carolina Souza de Almeida - baixa.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.