Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorFreire, Déborah Batista-
dc.date.accessioned2017-12-20T15:41:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFREIRE, Déborah Batista. Crianças e transformações midiáticas hoje: nova infância?. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3364-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.titleCrianças e transformações midiáticas hoje: nova infância?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636pt_BR
dc.description.resumoA escolha em pesquisar a infância hoje, sobretudo atravessada pelo cenário midiático, se deu através das observações que realizei nos estágios de Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade e, também, pelas observações realizadas no contexto social em que convivo. Além disto, pelo interesse em ser professora de Educação Infantil ou Séries Iniciais. Ao longo das observações e pelo contato mais direto com as crianças comecei a questionar sobre o uso constante das mídias pelas crianças, e como isto é reverberado para pensarmos o conceito contemporâneo de infância. O contexto contemporâneo retrata uma nova configuração social tributária, em parte, da hegemonia do sistema midiático. A todo momento existem milhares de pessoas se comunicando, realizando compras, se divertindo com jogos e brincadeiras, assistindo a filmes, seriados e telenovelas em toda parte do mundo. Isto se dá por meio da mídia. A mídia está por toda parte, seja na televisão, internet, rádio, celulares, tablet e etc. A todo instante alguém utiliza um destes recursos para satisfazer algum tipo de necessidade, seja de comunicar-se, divertir-se, entre outras alternativas. Atualmente, com o novo formato midiático, as pessoas tendem a procurar respostas para algo que lhes é necessário, uma pesquisa escolar, por exemplo, ou encontrar um parente que há tempo não vê, e etc. Mas, além disto, a mídia produz numa velocidade incrível um número enorme de informações, conteúdos de todos os estilos e gêneros sociais. Estes conteúdos procuram agradar a todos, assim como, alcançar o maior número possível de indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DBFreire.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.