Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3364
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Crianças e transformações midiáticas hoje: nova infância?
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Déborah Batista
Tutor: Carneiro, Cristiana
Resumen: A escolha em pesquisar a infância hoje, sobretudo atravessada pelo cenário midiático, se deu através das observações que realizei nos estágios de Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade e, também, pelas observações realizadas no contexto social em que convivo. Além disto, pelo interesse em ser professora de Educação Infantil ou Séries Iniciais. Ao longo das observações e pelo contato mais direto com as crianças comecei a questionar sobre o uso constante das mídias pelas crianças, e como isto é reverberado para pensarmos o conceito contemporâneo de infância. O contexto contemporâneo retrata uma nova configuração social tributária, em parte, da hegemonia do sistema midiático. A todo momento existem milhares de pessoas se comunicando, realizando compras, se divertindo com jogos e brincadeiras, assistindo a filmes, seriados e telenovelas em toda parte do mundo. Isto se dá por meio da mídia. A mídia está por toda parte, seja na televisão, internet, rádio, celulares, tablet e etc. A todo instante alguém utiliza um destes recursos para satisfazer algum tipo de necessidade, seja de comunicar-se, divertir-se, entre outras alternativas. Atualmente, com o novo formato midiático, as pessoas tendem a procurar respostas para algo que lhes é necessário, uma pesquisa escolar, por exemplo, ou encontrar um parente que há tempo não vê, e etc. Mas, além disto, a mídia produz numa velocidade incrível um número enorme de informações, conteúdos de todos os estilos e gêneros sociais. Estes conteúdos procuram agradar a todos, assim como, alcançar o maior número possível de indivíduos.
Materia: Educação infantil
Infância
Crianças
Meios de comunicação de massa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FREIRE, Déborah Batista. Crianças e transformações midiáticas hoje: nova infância?. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DBFreire.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.