Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3475
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jobim Goldman e Teixeira: perfis marcantes da revista Piauí e sua relação com O Globo e com a Folha de S Paulo
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Raquel Cristina Jorge de
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Analisa as influências de quatro perfis marcantes e de grande repercussão publicados pela revista Piauí sobre as coberturas dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo a respeito dos assuntos abordados por essas três reportagens. Trataremos dos casos Nelson Jobim, Sean Goldman e Ricardo Teixeira. O objetivo é averiguar por que os perfis de uma revista de nicho tiveram impacto no conteúdo dos dois maiores jornais do Brasil e quais foram os possíveis efeitos que esses textos tiveram no desenrolar dos respectivos acontecimentos aos quais se referiram, a saber: o processo de desgaste político do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim; a batalha judicial binacional pela guarda do menino Sean Goldman e a renúncia do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. A base teórica será composta pelos livros Antropológica do Espelho, de Muniz Sodré; O Escândalo Político: poder e visibilidade na era da mídia, de John B. Thompson; Teorias da Comunicação de Massa, de Melvin L. DeFleur e Sandra Ball-Rokeach e Teoria do Jornalismo, de Felipe Pena.
Palavras-chave: Revista Piauí
Grandes nomes
Reportagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Raquel Cristina Jorge de. Jobim, Goldman e Teixeira: perfis marcantes da revista Piauí e sua relação com O Globo e a Folha de S. Paulo. 2012. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROliveira.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.