Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3524
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O teatro na era do pós humano: uma análise das relações entre teatro e internet
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Michelle Batista da
Tutor: Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel
Resumen: Aborda as possibilidades artísticas do teatro com o surgimento das novas mídias, em especial a internet. As tecnologias trazem novas possibilidades de criação e comercialização de espetáculos e essas novidades colocam em xeque a tradição teatral. O objetivo do trabalho não é dizer qual será o futuro do teatro, mas sim apontar alguns caminhos possíveis experimentados por artistas, e questionar como essas mudanças afetam a nova relação do ator com o espectador. Para tanto, foi necessário um panorama do caminho percorrido pelo teatro com a gradativa inserção do audiovisual na arte e as conquistas do teatro pós-dramático. Como o estudo da relação do teatro com a internet ainda é novo, há poucos autores que se dedicam a esse tema. Mas há estudiosos que traçam importantes ligações entre tecnologia e arte, cinema e teatro, teatro e tradição, etc. Autores esses de grande valor nessa pesquisa como Lúcia Santaella, Arlindo Machado, Béatrice Picon-Vallin, Patrice Pavis, Hans- Thies Lehmann, entre outros. Além da perspectiva histórica teatral foram estudados dois casos atuais de teatro online: os sites Cennarium e Teatro Para Alguém. A metodologia inclui a análise dos sites citados e de algumas peças online, além de uma entrevista exclusiva com um representante de cada site.
Materia: Teatro
Novas tecnologia de comunicação
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-jul-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Michelle Batista da. O teatro na era do pós humano: uma análise das relações entre teatro e internet. 2012. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSilva.pdf396.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.