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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Novo jornalismo no Brasil: caso da revista Realidade
Autor(es)/Inventor(es): Lins, Marina Osorio Navarro
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Analisa a influência do Novo Jornalismo americano na revista Realidade, publicação que circulou no Brasil de 1966 a 1973. Surgido nos Estados Unidos, o Novo Jornalismo se contrapôs ao jornalismo objetivo, que tinha o lide como ferramenta principal. A intenção desses novos repórteres era apurar ao máximo: entrar na vida e até mesmo na cabeça de seus personagens. A linguagem e as ferramentas utilizadas eram literárias. No Brasil, o melhor exemplo de Novo Jornalismo foi o da revista Realidade, que utilizou esses princípios, mas também construiu um jornalismo singular. Este trabalho pretende analisar algumas reportagens da revista para ilustrar as marcas do Novo Jornalismo no seu texto e formato de apuração. Ao final, será questionado se essa estrutura de reportagem e texto sobrevive nas publicações de hoje no país ou se ficou para trás com o fim de Realidade.
Palavras-chave: Jornalismo impresso
Revista Realidade
Mercado editorial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LINS, Marina Osorio Navarro. Novo jornalismo no Brasil: caso da revista Realidade. 2012. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

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