Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Fátima Maria Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T18:25:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fátima Maria Santos da. Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3548 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.title | Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.description.resumo | Qual a função da avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Ao observar que os educandos da turma de alfabetização que por dois anos atuei como alfabetizadora ao serem avaliados demonstrava medo e tensão, busquei aprofundar-me neste tema, com o objetivo de descobrir por quais motivos os educados, mesmos cientes que o instrumento de avaliação, não tinha como finalidade a aprovação ou reprovação, não superavam o temor de estarem sendo avaliados. O presente trabalho discorrerá sobre este assunto, no entanto antes de respondermos a esta pergunta, vamos conhecer sucintamente a história da educação no Brasil, para poder melhor entender como se deu a Educação de Jovens e Adultos em nosso País. Após isso estudaremos as primeiras iniciativas do governo federal, em prol da EJA e faremos uma breve descrição das principais campanhas do Ministério da Educação para a alfabetização de jovens e adultos. Após isso, com o fim das campanhas ministeriais, conhecer os principais movimentos sociais de educação e o novo paradigma de ensino trazido ao povo por estes setores. Neste contexto da educação popular, Paulo Freire será um ícone na alfabetização de jovens e adultos. Portanto falar do seu trabalho e contribuição para a educação popular é relevante em um trabalho como este. Por fim, definimos a avaliação diagnóstica e analiso baseado no conceito trazido por Cipriano Luckesi sobre a avaliação da aprendizagem a minha experiência como alfabetizadora na educação de jovens e adultos, fazendo uma ação-reflexão-ação da minha prática docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FMSSilva.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.