Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3548
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Fátima Maria Santos da |
Tutor: | Souza, Elaine Constant Pereira de |
Resumen: | Qual a função da avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Ao observar que os educandos da turma de alfabetização que por dois anos atuei como alfabetizadora ao serem avaliados demonstrava medo e tensão, busquei aprofundar-me neste tema, com o objetivo de descobrir por quais motivos os educados, mesmos cientes que o instrumento de avaliação, não tinha como finalidade a aprovação ou reprovação, não superavam o temor de estarem sendo avaliados. O presente trabalho discorrerá sobre este assunto, no entanto antes de respondermos a esta pergunta, vamos conhecer sucintamente a história da educação no Brasil, para poder melhor entender como se deu a Educação de Jovens e Adultos em nosso País. Após isso estudaremos as primeiras iniciativas do governo federal, em prol da EJA e faremos uma breve descrição das principais campanhas do Ministério da Educação para a alfabetização de jovens e adultos. Após isso, com o fim das campanhas ministeriais, conhecer os principais movimentos sociais de educação e o novo paradigma de ensino trazido ao povo por estes setores. Neste contexto da educação popular, Paulo Freire será um ícone na alfabetização de jovens e adultos. Portanto falar do seu trabalho e contribuição para a educação popular é relevante em um trabalho como este. Por fim, definimos a avaliação diagnóstica e analiso baseado no conceito trazido por Cipriano Luckesi sobre a avaliação da aprendizagem a minha experiência como alfabetizadora na educação de jovens e adultos, fazendo uma ação-reflexão-ação da minha prática docente. |
Materia: | Educação de jovens e adultos Aprendizagem Avaliação da educação |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jul-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Fátima Maria Santos da. Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FMSSilva.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.