Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3560
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Narração de futebol em rádio e tv no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Motta, Bruno Gouveia
Orientador: Gomes, Nilo Sergio Silva
Resumo: A narração das partidas de futebol conquistou o papel de peça-chave no entendimento do jogo por parte de milhões de espectadores e torcedores. Desde as primeiras transmissões das partidas ao vivo no rádio, datadas da década de 1930, as equipes e o aparato técnico utilizados pelos veículos de comunicação nas partidas aumentaram proporcionalmente à importância comercial e cultural adquirida pelo esporte no país, que cresceu simultaneamente à profissionalização das empresas de mídia. Porém, analisando a forma de narrar o jogo, percebemos poucas mudanças desde a consolidação da linguagem radiofônica. Grande parte dos profissionais da televisão descrevem o jogo ao espectador quase da mesma forma que os grandes nomes do rádio o fazem há décadas. Esta é a questão deste trabalho: como empregar uma narrativa complementar às imagens e ir além da descrição pura e simples? Percorrendo a história do futebol, do rádio e da televisão no Brasil, verificamos as razões da “herança radiofônica” na linguagem utilizada na TV. Com base no que dizem os profissionais da área e no que já é feito de diferente na atualidade, sugerimos alternativas que otimizam o aproveitamento das características do veículo trazido ao país por Assis Chateaubriand.
Palavras-chave: Narração
Radiojornalismo
Futebol
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jul-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOTTA, Bruno Gouveia. Narração de futebol em rádio e tv no Brasil. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMotta.pdf264.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.