Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3582
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise da estreia do programa "Esquenta"
Author(s)/Inventor(s): Filgueiras, Bruna Ventura Ferreira
Advisor: Cabral, Muniz Sodre de Araujo
Abstract: Análise teórica da abordagem e conceituação da nova classe média e a forma como ela tem sido retratada pela mídia. O objeto de estudo é a edição de estreia do programa “Esquenta”, que integra a grade de programação da TV Globo durante os meses de verão desde janeiro de 2011. Apresentada por Regina Casé, a atração aborda temáticas relacionadas à periferia. Além de apresentações musicais e de dança, o programa possui quadros de humor e entrevistas. Trabalha-se a influência dos programas comandados pelo apresentador Chacrinha e as aproximações e distanciamentos do Esquenta com a estética do grotesco. Por fim, são feitos apontamentos sobre até que ponto a conquista da visibilidade midiática das classes emergentes é uma consequência mercadológica e até que ponto é resultado da efetiva luta, movimento e produção cultural da periferia.
Keywords: Classes sociais
Identidade cultural
Esquenta (programa)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jul-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FILGUEIRAS, Bruna Ventura Ferreira. Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise da estreia do programa "Esquenta". 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3582
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BFilgueiras.pdf436,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.