Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3582
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise da estreia do programa "Esquenta" |
Author(s)/Inventor(s): | Filgueiras, Bruna Ventura Ferreira |
Advisor: | Sodré, Muniz |
Abstract: | Análise teórica da abordagem e conceituação da nova classe média e a forma como ela tem sido retratada pela mídia. O objeto de estudo é a edição de estreia do programa “Esquenta”, que integra a grade de programação da TV Globo durante os meses de verão desde janeiro de 2011. Apresentada por Regina Casé, a atração aborda temáticas relacionadas à periferia. Além de apresentações musicais e de dança, o programa possui quadros de humor e entrevistas. Trabalha-se a influência dos programas comandados pelo apresentador Chacrinha e as aproximações e distanciamentos do Esquenta com a estética do grotesco. Por fim, são feitos apontamentos sobre até que ponto a conquista da visibilidade midiática das classes emergentes é uma consequência mercadológica e até que ponto é resultado da efetiva luta, movimento e produção cultural da periferia. |
Keywords: | Classes sociais Identidade cultural Programa de televisão |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-Jul-2012 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FILGUEIRAS, Bruna Ventura Ferreira. Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise da estreia do programa "Esquenta". 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BFilgueiras.pdf | 436.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.