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dc.contributor.advisorVasconcellos, Maria Elizabeth Graça de-
dc.contributor.authorAlves, Maria Angélica-
dc.date.accessioned2018-02-21T00:15:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:11Z-
dc.date.issued1997-09-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3632-
dc.description.abstractAnalyse the structure of the young reader, one-player interactive books. The playing elements in the construction of the narrative as well as the specific configuration of the literary text itself are major topics of this study. The concept of interactivity and its contradictions within the narrative, helps discussing the role the reader plays coauthoring the work of fiction. The reader becomes a game player, being part of the plot, choosing from the options presented by an oniscient narrator who is basically the adventure's scrip-writer. Overcoming the linear structure of the conventional fiction, the "play book" devises new perspectives for the relationship between the reader and the book. A final consideration deals with the function and importance of fiction and the roles of readers and of reading in contemporary society while highligting the new ways and usages of books in the future.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectLivro-jogopt_BR
dc.titleTudo o que o seu mestre mandar: a figuração do narrador e do leitor nos texto interativospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0335558854129208pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Elodia Carvalho de Formiga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4405117199542316pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Luci Ruas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513393099688134pt_BR
dc.contributor.referee3Yunes, Eliana Lucia Madureira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4700246374439911pt_BR
dc.contributor.referee4Pereira, Maria Teresa Gonçalves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7923206208515174pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a estrutura dos livros-jogos solo, textos interativos destinados ao público infanto-juvenil. A presença de elementos lúdicos na construção da narrativa, assim como a configuração do texto literário como espaço ideal de jogo representam questões centrais deste estudo. A partir do conceito de interatividade e de suas contradições no interior da narrativa, discute-se o papel de coautor, exercido pelo leitor, numa obra de ficção. No livro-jogo, o leitor deve atuar, simultaneamente, como leitor e jogador, participando diretamente do desenrolar da trama, seguindo as alternativas de sequência formuladas por um narrador onisciente, que age, basicamente, como roteirista da aventura. O livro-jogo, ao romper com a estrutura linear das narrativas de ficção convencionais, abre novas perspectivas de relacionamento entre o leitor e o livro. Uma reflexão final aborda a função e a importância da ficção, o lugar do leitor e da leitura na sociedade contemporânea e destaca as novas formas e usos do livro no futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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