Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3632
Especie: Tese
Título : Tudo o que o seu mestre mandar: a figuração do narrador e do leitor nos texto interativos
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Maria Angélica
Tutor: Vasconcellos, Maria Elizabeth Graça de
Resumen: Analisa a estrutura dos livros-jogos solo, textos interativos destinados ao público infanto-juvenil. A presença de elementos lúdicos na construção da narrativa, assim como a configuração do texto literário como espaço ideal de jogo representam questões centrais deste estudo. A partir do conceito de interatividade e de suas contradições no interior da narrativa, discute-se o papel de coautor, exercido pelo leitor, numa obra de ficção. No livro-jogo, o leitor deve atuar, simultaneamente, como leitor e jogador, participando diretamente do desenrolar da trama, seguindo as alternativas de sequência formuladas por um narrador onisciente, que age, basicamente, como roteirista da aventura. O livro-jogo, ao romper com a estrutura linear das narrativas de ficção convencionais, abre novas perspectivas de relacionamento entre o leitor e o livro. Uma reflexão final aborda a função e a importância da ficção, o lugar do leitor e da leitura na sociedade contemporânea e destaca as novas formas e usos do livro no futuro.
Resumen: Analyse the structure of the young reader, one-player interactive books. The playing elements in the construction of the narrative as well as the specific configuration of the literary text itself are major topics of this study. The concept of interactivity and its contradictions within the narrative, helps discussing the role the reader plays coauthoring the work of fiction. The reader becomes a game player, being part of the plot, choosing from the options presented by an oniscient narrator who is basically the adventure's scrip-writer. Overcoming the linear structure of the conventional fiction, the "play book" devises new perspectives for the relationship between the reader and the book. A final consideration deals with the function and importance of fiction and the roles of readers and of reading in contemporary society while highligting the new ways and usages of books in the future.
Materia: Literatura infanto-juvenil
Narrativa
Livro-jogo
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-sep-1997
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras Vernáculas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
612854.pdf16.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.