Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3669
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Data drives journalism: o uso e a visualização de bases de dados na produção jornalística
Autor(es)/Inventor(es): Jansen, Thiago Pinheiro
Tutor: Costa, Cristiane Henriques
Resumen: Demonstra as diferentes etapas de evolução do uso de bases de dados nas empresas jornalísticas impressas e em seus produtos, passando pela adoção dos computadores nas redações, pela prática do Jornalismo de Precisão, das técnicas de Reportagem com o Auxílio do Computador (RAC), e culminando no desenvolvimento do data-driven journalism, que, sob o paradigma do Jornalismo Digital de Base de Dados (JDBD), emerge como um dos mais promissores processos de produção jornalística do século XXI. A partir da bibliografia pesquisada, do estudo de caso da cobertura do jornal britânico The Guardian sobre os documentos confidenciais da Guerra do Afeganistão vazados pela organização Wikileaks, e da entrevista com um profissional do meio jornalístico ligados ao tema, este trabalho procura ainda definir a prática do data-driven journalism, descrevendo suas características e apontando suas potencialidades diante das possibilidades oferecidas pela Internet e pela disseminação do movimento "open data".
Materia: Bases de dados
Reportagem
Jornalismo impresso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JANSEN, Thiago Pinheiro. Data-driven journalism: o uso e a visualização de bases de dados na produção jornalística. 2011. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TJansen.pdf993.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.