Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTucherman, Ieda-
dc.contributor.authorMonteiro, Carolina da Costa-
dc.date.accessioned2018-03-01T19:37:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:23Z-
dc.date.issued2011-12-04-
dc.identifier.citationMACHADO, Carolina da Costa Monteiro. A construção de valores e identidades no universo infantil na televisão brasileira. 2011. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3675-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectPúblico infantilpt_BR
dc.titleA construção de valores e identidades no universo infantil na televisão brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2710906080404292pt_BR
dc.contributor.referee1Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.description.resumoVerifica como as crianças são representadas na televisão e quais são os valores e sentidos utilizados para consolidar conceitos e associações inerentes ao universo infantil, que foram construídos no imaginário da sociedade brasileira ao longo do tempo. Analisa os motivos pelos quais as crianças são identificadas através de determinadas características, que reproduzem fórmulas de sucesso nos telejornais, nas telenovelas, nos programas infantis e nas propagandas publicitárias. O estudo reúne obras como: História social da criança e da família, de Philippe Ariès; Olhares sobre a criança no Brasil – séculos XIX e XX, das autoras Martha Abreu, Alessandra Martinez e Irene Rizzini; Televisão, publicidade e infância, de Irene Sampaio, além de outras bibliografias. Há, também, a transcrição de cerca de 5 minutos da edição do dia 24 de março de 2008, do Jornal Nacional da Rede Globo, para ilustrar, de forma mais clara, aspectos presentes na narrativa e na linguagem dessas produções midiáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMonteiro.pdf857.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.