Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3675
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A construção de valores e identidades no universo infantil na televisão brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Carolina da Costa
Tutor: Tucherman, Ieda
Resumen: Verifica como as crianças são representadas na televisão e quais são os valores e sentidos utilizados para consolidar conceitos e associações inerentes ao universo infantil, que foram construídos no imaginário da sociedade brasileira ao longo do tempo. Analisa os motivos pelos quais as crianças são identificadas através de determinadas características, que reproduzem fórmulas de sucesso nos telejornais, nas telenovelas, nos programas infantis e nas propagandas publicitárias. O estudo reúne obras como: História social da criança e da família, de Philippe Ariès; Olhares sobre a criança no Brasil – séculos XIX e XX, das autoras Martha Abreu, Alessandra Martinez e Irene Rizzini; Televisão, publicidade e infância, de Irene Sampaio, além de outras bibliografias. Há, também, a transcrição de cerca de 5 minutos da edição do dia 24 de março de 2008, do Jornal Nacional da Rede Globo, para ilustrar, de forma mais clara, aspectos presentes na narrativa e na linguagem dessas produções midiáticas.
Materia: Televisão
Identidade cultural
Público infantil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MACHADO, Carolina da Costa Monteiro. A construção de valores e identidades no universo infantil na televisão brasileira. 2011. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CMonteiro.pdf857.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.