Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3726
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O perfil no jornalismo literário: uma análise no contexto da reportagem contemporânea
Autor(es)/Inventor(es): Mazzi, Carolina Torres
Orientador: Gomes, Nilo Sergio Silva
Resumo: Demonstra a importância do gênero do Jornalismo Literário para as mídias jornalísticas, impressas ou online, de notícias diárias. Procura-se ressaltar o que é este gênero, seus principais autores, veículos que contribuíram para a sua disseminação, principalmente a partir da segunda metade do século XX, quando as técnicas jornalísticas começam a dominar a produção de notícias nas grandes mídias. Procura mostrar que, mesmo com o enxugamento das redações, ainda é possível utilizar características do Jornalismo Literário na produção de reportagens diárias. Tento provar que os elementos do Jornalismo Literário estão presentes nas matérias diárias destas mídias, através da utilização de miniperfis e perfis, sendo estes fundamentais para que estas características não se percam. Como estudo de caso, utilizo as matérias da época das eleições, quando a produção de perfis (para conhecimento dos leitores sobre candidatos) é fundamental. O projeto inclui também uma reflexão historiográfica sobre as fases da reportagem jornalística, uma análise sobre a situação atual da profissão e a importância das grandes reportagens com forma de aprendizado para o repórter.
Palavras-chave: Jornalismo literário
Tecnologia da informação
Reportagens e repórteres
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAZZI, Carolina Torres. O perfil no jornalismo literário: uma análise no contexto da reportagem contemporânea. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMAZZI.pdf380.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.