Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3731
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição à classificação dos sistemas de contraventamento e métodos de análise em edifícios de andares múltiplos em aço
Autor(es)/Inventor(es): Melo Neto, Raimundo Calixto de
Orientador: Soriano, Humberto Lima
Resumo: O presente trabalho objetiva classificar os sistemas de contraventamento para os edifícios de andares múltiplos em aço, bem como aferir dois métodos aproximados de análise destes sistemas sob a ação de carregamentos laterais. Os sistemas de contraventamento aqui abordados são aqueles utilizados nos edifícios em aço em todo o mundo para garantir a rigidez destas edificações quanto à ação dos referidos carregamentos. Os citados métodos de análise são adequados em uma fase preliminar de projeto, onde se procura reduzir os custos computacionais decorrentes de análises mais precisas. Ambos utilizam a hipótese de diafragmas horizontais rígidos para as lajes de piso. No primeiro método, são feitas as compatibilizações de deslocamentos horizontais isoladamente ao nível de cada piso. No segundo, a compatibilização de deslocamentos horizontais é feita em um único piso, preferencialmente aquele do topo. Através de exemplos, são feitas comparações com modelos mais precisos e formuladas conclusões quanto ao emprego dos métodos citados anteriormente.
Resumo : This work aims to classify the bracing systems for multi storey buildings in steel and to check two approximate methods for the analysis of these systems under the action of lateral loading. The bracing systems studied here are the ones used in steel buildings all over the world to provide adequate stiffness against that loading. The mentioned methods of analysis are suitable for a preliminary stage of design, when it is desirable to have computation costs smaller than more precise methods would require. In both methods it is considered the hypothesis of stiff horizontal diaphragms for the floor slabs. In the first one, a compatibility is imposed on the horizontal displacements at the level of each floor. In the second one, the compatibility of these displacements is made for only one floor, preferably for the top one. Using some examples, comparisons are made between these two and more precise methods and conclusions about the approximate ones are drawn.
Palavras-chave: Engenharia Civil
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-1987
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3731
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