Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3747
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo, o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Vinícius Ferreira
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Balanço da popularização do K-pop – ou pop coreano – dentro da “Hallyu”, ou Onda Coreana, que ganhou destaque na última década e foi impulsionada pela Internet e, principalmente, pelas mídias sociais alcançando o Ocidente e, consequentemente, o Brasil. Nesse sentido, a pesquisa procura investigar a música pop coreana, um dos expoentes do “Novo Orientalismo”, como gênero musical e marcador de identidade e consumo. Como métodos e técnicas, foram realizadas pesquisas bibliográficas, videográfica e discográfica, entrevistas com especialistas e pessoas envolvidas com o tema por e-mail, além de visitas a sites especializados no gênero. Ao término da investigação, foi possível identificar a formação de uma “tradição inventada”, mas que conserva laços com o passado e reúne a sociedade em torno de referência comum. Verifica-se que o K-pop segue o modelo pop atual, e tem na divulgação efetuada pela Internet, tanto pelos fãs como pela Indústria Coreana a maior contribuição para a expansão mundial, fazendo dele um produto que reflete a sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Música popular
Lazer
Aspectos culturais
Coreia do Sul
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUNHA, Vinícius Ferreira da. A ascensão do pop coreano: o boom do K-pop a trotes de cavalo o papel da comunicação e as articulações com o modelo pop ocidental. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCUNHA.pdf894.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.