Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3779
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O jornalismo de políticas públicas e suas técnicas de investigação: um estudo de caso da cobertura de transportes urbanos do jornal O Globo
Author(s)/Inventor(s): Andreoni, Manuela
Advisor: Braga, William Dias
Abstract: A emergência da cobertura de políticas públicas como um dos produtos mais valorizados da imprensa brasileira provoca uma discussão sobre qual seria a melhor forma de se tratar um assunto complexo de tamanha importância para o desenvolvimento democrático do país sem distorcê-lo. Este estudo explana os conceitos de políticas públicas e o papel do jornalismo na sua compreensão pelo grande público, assim como as ferramentas de investigação de que repórteres podem usufruir para aproximar consumidores de notícias de sua própria realidade social. Reforça-se a necessidade de um grau de especialização do jornalista assim como a importância de um ambiente de trabalho adequado e respeitoso ao profissional para uma cobertura de qualidade. Para demonstrar a importância da associação desses dois campos do jornalismo, analisou-se a cobertura de transportes urbanos do jornal O Globo, em particular no período em que foram realizadas as licitações das linhas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro. Transporte público é um assunto árido, de grande importância para o cotidiano de uma metrópole e explorado pela imprensa sem profundidade. Este trabalho pretende, a partir de conceitos de políticas públicas, dos estudos de jornalismo, além de entrevistas e observação do dia-a-dia de trabalho na redação do jornal, compreender como é feita a cobertura e apontar caminhos para um jornalismo de maior qualidade.
Keywords: Jornalismo
Políticas públicas
Transportes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDREONI, Manuela. O jornalismo de políticas públicas e suas técnicas de investigação: um estudo de caso da cobertura de transportes urbanos do jornal O Globo. 2011. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAndreoni.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.