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dc.contributor.advisorRoitman, Ney-
dc.contributor.authorFreire, Augusto César Guimarães-
dc.date.accessioned2018-03-27T17:24:30Z-
dc.date.available2018-03-29T03:00:11Z-
dc.date.issued1988-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3786-
dc.description.abstractA hydroelastic reduced model of a deep water tension leg platform is designed and constructed according to the similitude theory. The theoretical-numerical model adjustements are presented as well as the physical modelling and constructive techniques. The obtained results from free vibration tests and the action of regular waves on the model are also shown. Among the available experimental results, those related to the damping ratio, inertia and drag coefficients should be highlited. It should be noted for the model under wave actions, the comparison between experimental and numerical results matches quite well. The good correlation between theoretical-numerical and experimental results validates the experimental modeling and constructive techniques and the experimental analyses. Further, these favorable results allows the extrapolation of data from model to prototype. Finally, it should be emphasized that the data obtained herein, essentially of experimental nature, are useful for a rational design of such offshore structure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstudo do comportamento dinâmico de plataforma offshore do tipo T.L.P. para águas profundas através de modelo reduzido hidroelásticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.referee2Carneiro, Fernando Luiz Lobo Barboza-
dc.contributor.referee3Ellwanger, Gilberto Bruno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2639351643523334pt_BR
dc.contributor.referee4Devloo, Philippe-
dc.description.resumoUm modelo reduzido hidroelástico de plataforma offshore do tipo T.L.P. (tension leg platform) para águas profundas é projetado e construído de acordo com a teoria da semelhança. São apresentados o ajuste teórico-numérico do modelo, as técnicas de modelagem física e construtivas e os resultados obtidos com o modelo submetido a vibrações livres e sob a ação de ondas regulares. Dentre estes resultados, destacam-se aqueles obtidos experimentalmente para taxa de amortecimento, coeficiente de inércia e coeficiente de arrasto. E importante ressaltar que para o modelo sob ação de ondas, a comparação entre resultados experimentais e numéricos apresentou-se bastante favorável. A boa correlação entre resultados teórico-numéricos e experimentais permitiu garantir a validade da modelagem, das técnicas construtivas e da análise experimental adotadas. Além disso, esses resultados favoráveis conferem confiabilidade à modelagem experimental e permitem consequentemente a extrapolação de dados do modelo para o protótipo. Por fim, cabe ressaltar aqui que os dados obtidos, de caráter essencialmente experimental, são relevantes para um projeto racional deste tipo de estrutura offshore.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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