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http://hdl.handle.net/11422/379
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Coutinho, Eduardo Granja | - |
dc.contributor.author | Scarini, Cristiane Fadel | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-19T13:48:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SCARINI, Cristiane Fadel. Samba, agoniza mas não morre: dos terreiros à indústria cultural. 2008. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/379 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Indústria fonográfica | pt_BR |
dc.subject | Terreiro | pt_BR |
dc.title | Samba, agoniza mais não morre: dos terreiros à indústria cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2650649315934001 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia consiste na análise das transformações ocorridas no samba do Rio de Janeiro, desde suas origens no início do século XX até os meados dos anos 40, sob a ótica do embate entre a ideologia da Indústria Cultural, que atende aos interesses do mercado, e a preservação das tradições na cultura popular. Contém uma abordagem panorâmica da formação da música popular brasileira pautada no desenvolvimento da indústria e do mercado fonográfico no país. Aborda o surgimento da rádio no Brasil e sua influência, possibilitando a profissionalização de compositores marginalizados. Enfatiza os períodos da história do samba que constituem momentos cruciais nesse processo de assimilação da música popular de origem negra pela elite branca para uma melhor compreensão de como elementos simbólicos relacionados com a questão da identidade foram traduzidos e reproduzidos por esta manifestação cultural, passando pela oficialização do carnaval pelo Estado e, consequente, pela institucionalização do samba. Destaca também alguns movimentos e discursos de resistência a esse processo de expropriação, numa tentativa de resgate e afirmação da linguagem popular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
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MONOGRAFIA CRISTIANE FADEL SCARINI - 2008.pdf | 618.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
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