Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/379
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Samba, agoniza mais não morre: dos terreiros à indústria cultural
Autor(es)/Inventor(es): Scarini, Cristiane Fadel
Tutor: Coutinho, Eduardo Granja
Resumen: Esta monografia consiste na análise das transformações ocorridas no samba do Rio de Janeiro, desde suas origens no início do século XX até os meados dos anos 40, sob a ótica do embate entre a ideologia da Indústria Cultural, que atende aos interesses do mercado, e a preservação das tradições na cultura popular. Contém uma abordagem panorâmica da formação da música popular brasileira pautada no desenvolvimento da indústria e do mercado fonográfico no país. Aborda o surgimento da rádio no Brasil e sua influência, possibilitando a profissionalização de compositores marginalizados. Enfatiza os períodos da história do samba que constituem momentos cruciais nesse processo de assimilação da música popular de origem negra pela elite branca para uma melhor compreensão de como elementos simbólicos relacionados com a questão da identidade foram traduzidos e reproduzidos por esta manifestação cultural, passando pela oficialização do carnaval pelo Estado e, consequente, pela institucionalização do samba. Destaca também alguns movimentos e discursos de resistência a esse processo de expropriação, numa tentativa de resgate e afirmação da linguagem popular.
Materia: Cultura popular
Samba
Indústria fonográfica
Terreiro
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SCARINI, Cristiane Fadel. Samba, agoniza mas não morre: dos terreiros à indústria cultural. 2008. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA CRISTIANE FADEL SCARINI - 2008.pdf618.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.