Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3809
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os perfis da Revista Piauí: aspectos da herança do Novo Jornalismo
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Breno Barreto de
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Investiga aspectos presentes nos textos do Novo Jornalismo americano da década de 1960 e que foram herdados pelo jornalismo literário brasileiro contemporâneo, atuando como uma influência direta na elaboração de perfis jornalísticos da Revista piauí. Para tanto, analisa-se características estilísticas e de apuração do Novo Jornalismo, assim como os aspectos teóricos da reportagem presentes no gênero perfil, e traça-se um breve histórico da presença do jornalismo literário no Brasil, com especial atenção à Revista Realidade, aqui tomada como precursora do trabalho realizado por piauí. A partir dessas análises, o projeto investiga a presença de quatro recursos do Novo Jornalismo em três perfis da revista, procurando-se ressaltar até que ponto eles são apropriados e utilizados pelos jornalistas em seus perfis.
Palavras-chave: Jornalismo literário
Piauí (revista)
Linguagem jornalística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Breno Barreto de. Os perfis da Revista piauí: aspectos da herança do Novo Jornalismo. 2013. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOliveira.pdf763.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.