Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Marcio Tavares d' | - |
dc.contributor.author | Varandas, Mariana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T20:20:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-08 | - |
dc.identifier.citation | VARANDAS, Mariana dos Santos. A exposição do indivíduo sob a ótica do grotesco: estudo de casos na modernidade e no Facebook. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3823 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Meios de comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Grotesco | pt_BR |
dc.title | A exposição do corpo sob a ótica do grotesco: estudo de casos na modernidade e no Facebook | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luz, Cristina Rego Monteiro da | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.description.resumo | Investiga as diferentes expressões simbólicas pelas quais o grotesco tem transitado ao longo dos tempos. De sua gênese, como categorização estética, o grotesco foi se expandindo no bojo das transformações sócio-culturais, passando a classificar estereótipos físicos e comportamentais, sempre em referência ao corpo que causava estranhamento, ao bizarro ou ao sarcástico. O grotesco será analisado sob o embasamento de grandes teóricos do assunto como Muniz Sodré e Raque Paiva, bem como do pensador, Mikhail Bakhtin, que interpreta a obra de François Rabelais sobre a influência do grotesco na Idade Média. Rabelais é o primeiro a pensar o assunto, e constatou que o cerne do grotesco funcionava como um corpo social que se contrapunha ao corpo clássico ditado pelos cânones estéticos. Na modernidade, será visto como a imprensa sensacionalista fez uso de publicações grotescas para alavancar a venda de jornais e como Hitler o usou para promover a higienização estética do corpo alemão. Já na pós-modernidade, ele tem sido reverberado em um potencial jamais visto, no Facebook, através de publicações que têm levantado uma grande discussão na sociedade por envolver a banalização do indivíduo, em nome da necessidade de aparecer. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSVarandas.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.