Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3823
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A exposição do corpo sob a ótica do grotesco: estudo de casos na modernidade e no Facebook
Autor(es)/Inventor(es): Varandas, Mariana dos Santos
Tutor: Amaral, Marcio Tavares d'
Resumen: Investiga as diferentes expressões simbólicas pelas quais o grotesco tem transitado ao longo dos tempos. De sua gênese, como categorização estética, o grotesco foi se expandindo no bojo das transformações sócio-culturais, passando a classificar estereótipos físicos e comportamentais, sempre em referência ao corpo que causava estranhamento, ao bizarro ou ao sarcástico. O grotesco será analisado sob o embasamento de grandes teóricos do assunto como Muniz Sodré e Raque Paiva, bem como do pensador, Mikhail Bakhtin, que interpreta a obra de François Rabelais sobre a influência do grotesco na Idade Média. Rabelais é o primeiro a pensar o assunto, e constatou que o cerne do grotesco funcionava como um corpo social que se contrapunha ao corpo clássico ditado pelos cânones estéticos. Na modernidade, será visto como a imprensa sensacionalista fez uso de publicações grotescas para alavancar a venda de jornais e como Hitler o usou para promover a higienização estética do corpo alemão. Já na pós-modernidade, ele tem sido reverberado em um potencial jamais visto, no Facebook, através de publicações que têm levantado uma grande discussão na sociedade por envolver a banalização do indivíduo, em nome da necessidade de aparecer.
Materia: Meios de comunicação de massa
Redes sociais
Grotesco
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-jul-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VARANDAS, Mariana dos Santos. A exposição do indivíduo sob a ótica do grotesco: estudo de casos na modernidade e no Facebook. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSVarandas.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.