Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3850
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sodré, Muniz | - |
dc.contributor.author | Tomaz, Maria de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-13T16:05:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-18 | - |
dc.identifier.citation | TOMAZ, Maria de Fátima. A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3850 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ação afirmativa | pt_BR |
dc.title | A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5048383145015647 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Eduardo Granja | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Zilda Martins | - |
dc.description.resumo | A política das ações afirmativas se transformou em assunto recorrente nos últimos dez anos. Elas figuram como uma nova possibilidade na luta pela democratização do ensino superior público no Brasil e o sistema de cotas é um indicativo para a redução das desigualdades sociais ao permitir o acesso de alunos negros, índios, migrantes, deficientes, mulheres, pobres e outros tantos grupos discriminados. Neste contexto, este trabalho, preocupa-se em demonstrar o surgimento das ações afirmativas no mundo; o processo de luta dos movimentos sociais, especificamente o de negros, no processo de implantação das ações afirmativas no Brasil; rememoramos alguns marcos do debate na Universidade Federal do Rio de Janeiro sinalizando qual o seu posicionamento durante o debate das ações afirmativa, e finalizamos com a exposição do perfil estabelecido pelos novos alunos cotistas na Escola de Comunicação que vem alterando esse espaço acadêmico historicamente elitizado e hegemônico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MFTomaz.pdf | 587.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.