Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSodré, Muniz-
dc.contributor.authorTomaz, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2018-04-13T16:05:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:31Z-
dc.date.issued2016-07-18-
dc.identifier.citationTOMAZ, Maria de Fátima. A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3850-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.titleA experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECOpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5048383145015647pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.referee2Barbosa, Zilda Martins-
dc.description.resumoA política das ações afirmativas se transformou em assunto recorrente nos últimos dez anos. Elas figuram como uma nova possibilidade na luta pela democratização do ensino superior público no Brasil e o sistema de cotas é um indicativo para a redução das desigualdades sociais ao permitir o acesso de alunos negros, índios, migrantes, deficientes, mulheres, pobres e outros tantos grupos discriminados. Neste contexto, este trabalho, preocupa-se em demonstrar o surgimento das ações afirmativas no mundo; o processo de luta dos movimentos sociais, especificamente o de negros, no processo de implantação das ações afirmativas no Brasil; rememoramos alguns marcos do debate na Universidade Federal do Rio de Janeiro sinalizando qual o seu posicionamento durante o debate das ações afirmativa, e finalizamos com a exposição do perfil estabelecido pelos novos alunos cotistas na Escola de Comunicação que vem alterando esse espaço acadêmico historicamente elitizado e hegemônico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFTomaz.pdf587.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.