Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3850
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO
Author(s)/Inventor(s): Tomaz, Maria de Fátima
Advisor: Sodré, Muniz
Abstract: A política das ações afirmativas se transformou em assunto recorrente nos últimos dez anos. Elas figuram como uma nova possibilidade na luta pela democratização do ensino superior público no Brasil e o sistema de cotas é um indicativo para a redução das desigualdades sociais ao permitir o acesso de alunos negros, índios, migrantes, deficientes, mulheres, pobres e outros tantos grupos discriminados. Neste contexto, este trabalho, preocupa-se em demonstrar o surgimento das ações afirmativas no mundo; o processo de luta dos movimentos sociais, especificamente o de negros, no processo de implantação das ações afirmativas no Brasil; rememoramos alguns marcos do debate na Universidade Federal do Rio de Janeiro sinalizando qual o seu posicionamento durante o debate das ações afirmativa, e finalizamos com a exposição do perfil estabelecido pelos novos alunos cotistas na Escola de Comunicação que vem alterando esse espaço acadêmico historicamente elitizado e hegemônico.
Keywords: Escola de Comunicação
Ensino superior
Ação afirmativa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TOMAZ, Maria de Fátima. A experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFTomaz.pdf587.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.