Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3856
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Política e os meios de comunicação: o reflexo do poder do governo no carnaval carioca
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Pedro Leonardo Gomes de
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: Demonstra a relação de poder do governo sobre a mídia em determinados pontos da história do Brasil, e como esta dominação acaba refletindo na população. Quando este domínio acontece, a informação não chega de forma correta para o povo. Casos deste gênero serão mostrados, bem como a recepção da população em cada caso. Por isso, a maior festa popular do país, o carnaval, foi escolhida para servir de exemplo. Serão abordados os diferentes temas escolhidos como enredos das escolas durante a Era Vargas, o pós-Segunda Guerra Mundial e após a Ditadura Militar. Vão ser expostas as claras diferenças nas letras quando a mídia está submetida ao governo e quando a mesma está livre para fazer a sua principal atribuição, que é levar informação para a população. Com os meios de comunicação noticiando de forma correta, os sambas de enredo podem servir também de instrumento de conscientização do povo para o povo.
Palavras-chave: Política
Meios de comunicação de massa
Carnaval
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Pedro Leonardo Gomes de. Política e os meios de comunicação: o reflexo do poder do governo no carnaval carioca. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCarvalho.pdf308.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.