Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3861
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A entrevista jornalística: um encontro especial entre sujeitos
Autor(es)/Inventor(es): Goerisch, Darya Valeska Aksinya
Tutor: Barbosa, Gabriel Collares
Resumen: Apresenta um painel sobre a entrevista jornalística e como a mesma é publicada nos diferentes veículos de comunicação. Reconhecendo-a como principal ferramenta para a construção do texto jornalístico, seja a notícia ou a reportagem, procura-se, contudo, ressaltar sua autonomia enquanto gênero. Para exemplificar isso, a pesquisa se debruça sobre tipos e técnicas de entrevistas, detendo-se no ato de entrevistar e nos aspectos ético e legal que o permeiam. Revisando a trajetória do gênero no Brasil e as influências do New Journalism, são destacadas entrevistas que causaram grande impacto na sociedade, fornecendo elementos para transformá-la historicamente. Refletindo sobre os diferentes estilos praticados, o trabalho aprofunda a reflexão a partir das obras da jornalista italiana Oriana Fallaci que de modo “agressivo” confrontou os grandes lideres mundiais revelando os bastidores do poder e o carisma do brasileiro Roberto D ́Ávila que, há décadas, apresenta na TV personalidades nacionais e internacionais que rendem-se completamente ao seu estilo amigável de entrevistar. O projeto traz como anexo a íntegra de entrevista concedida por D ́Ávila à autora no decorrer da pesquisa.
Materia: Entrevista jornalística
Linguagem jornalística
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-jul-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOERISCH, Darya Valeska Aksinya. A entrevista jornalística: um encontro especial entre sujeitos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DGoerisch.pdf370.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.