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http://hdl.handle.net/11422/3873
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferraz, Maria Cristina Franco | - |
dc.contributor.author | Santos, Juliana Mattos dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-20T20:50:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Juliana Mattos dos. Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3873 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Estímulos | pt_BR |
dc.subject | Público | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.title | Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3089046352451907 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinheiro, Marta de Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9021048263321704 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 | pt_BR |
dc.description.resumo | Explora a evolução do observador diante das imagens do mundo e procura explicitar a necessidade da observação para a construção do conhecimento através do refinamento da percepção. Com base nos estudos de Jonathan Crary e Henri Bergson, são citados e explicados alguns conceitos importantes no que tange às necessidades de perceber melhor o mundo para obter maior capacidade de agir sobre ele, a saber: o corpo, a atenção e o tempo. Neste trabalho, como exemplo de oportunidade de reflexão em um momento de fluxos intensamente dinâmicos e hiperestímulos capturadores de atenção, é analisado o longa-metragem “O Som Ao Redor”, de Kleber Mendonça, que propõe um cinema inserido em uma temporalidade, mobilizando dinâmicas de captura de atenção divergente das existentes nos filmes do cinema adrenalina. Tais dinâmicas inseridas no filme apostam na possibilidade de um espectador reflexivo e não autômato, capaz de perceber e produzir suas próprias ideias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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