Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3873
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Juliana Mattos dos
Tutor: Ferraz, Maria Cristina Franco
Resumen: Explora a evolução do observador diante das imagens do mundo e procura explicitar a necessidade da observação para a construção do conhecimento através do refinamento da percepção. Com base nos estudos de Jonathan Crary e Henri Bergson, são citados e explicados alguns conceitos importantes no que tange às necessidades de perceber melhor o mundo para obter maior capacidade de agir sobre ele, a saber: o corpo, a atenção e o tempo. Neste trabalho, como exemplo de oportunidade de reflexão em um momento de fluxos intensamente dinâmicos e hiperestímulos capturadores de atenção, é analisado o longa-metragem “O Som Ao Redor”, de Kleber Mendonça, que propõe um cinema inserido em uma temporalidade, mobilizando dinâmicas de captura de atenção divergente das existentes nos filmes do cinema adrenalina. Tais dinâmicas inseridas no filme apostam na possibilidade de um espectador reflexivo e não autômato, capaz de perceber e produzir suas próprias ideias.
Materia: Processo de comunicação
Estímulos
Público
Recepção
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-jul-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Juliana Mattos dos. Visão e percepção: a transformação do observador e de suas formas de perceber o mundo. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JSantos.pdf361.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.