Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3879
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Internet, um espaço de encontros: mobilização social e mediação de conflitos em rede
Autor(es)/Inventor(es): Mandil, Júlia Lacerda
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Abordagem social das interações que se dão na internet, a fim de identificar aspectos que podem fazer deste um espaço alternativo para a atuação no campo da mediação de conflitos internacionais. Parte-se de uma análise do espaço de interações na rede, a partir da apresentação de conceitos como ciberespaço e cibercultura. Uma vez apresentadas as teorias sobre as formas de ação neste espaço em rede, é feita uma análise sobre os eventos conhecidos como Primavera Árabe para entender de que forma as ações organizadas na internet e facilitadas pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação se apresentam como uma nova forma de mobilização social. Com a apresentação da análise sobre o ativismo online, é feito um enquadramento com um olhar voltado para as novas formas de discurso que emergem e interagem na rede. Visando a abordagem da resolução de conflitos, a pesquisa relaciona estes novos discursos com a crise de representatividade nas instituições e nos atores políticos, buscando compreender de que forma as interações na rede podem oferecer alternativas às novas formas de representação. Uma vez apresentadas as questões teóricas, realiza-se um estudo de caso da campanha Israel loves Iran, que reúne aspectos tanto da mobilização social online quanto da transformação do conflito. Procura-se fazer uma relação entre as teorias apresentadas nos capítulos anteriores e os exemplos do estudo em questão, identificando como as ideias apresentadas se aplicam ao exemplo. O estudo de caso serve, desta forma, para elucidar as questões levantadas e os argumentos desenvolvidos ao longo do trabalho.
Palavras-chave: Cibercultura
Internet
Movimentos sociais
Ativismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MANDIL, Júlia Lacerda. Internet um espaço de encontros: mobilização social e mediação de conflitos em rede. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLMandil.pdf598.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.