Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3940
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Controle de qualidade e otimização de TCFC em um Acelerador Linear
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Fernanda Hansen Pacheco de
Tutor: Dias, Odair Gonçalves
Resumen: A necessidade de tratamentos radioterápicos mais precisos abriu espaço para que novas ferramentas fossem utilizadas. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) inova com boa resolução de baixo contraste. Com regulação de operação e controle de qualidade ainda não estabelecida no país, este trabalho busca criar um protocolo de garantia de qualidade e avaliar seus modos de exame para possível primoramento. Imagens foram adquiridas utilizando uma TC convencional Siemens Somaton, um LINAC Varian TrueBeam e uma variedade de fantomas para o controle de qualidade de imagem: Catphan e Rando (The Phantom Laboratory, Salem, NY, EUA) e Electron Density (CIRS). As medições de dose transmitida foram realizadas com fantomas CTDI (cabeça e pelve) e um fantoma PMMA projetado pelo hospital, combinados com câmaras de ionizção abertas. O protocolo de controle de qualidade deve ser acessível e reprodutível. Além disso, o trabalho confirmou a possibilidade de substituir o fantoma CTDI pelo de PMMA e que a diminuição do produto corrente-tempo atual em 270 mAs no modo de pelve pode reduzir o CTDIw em 3,6 mGy (aproximadamente 7,0%).
Materia: Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Acelerador linear
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS::PROPRIEDADES DE PARTICULAS ESPECIFICAS E RESSONANCIAS
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física Médica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fernanda Hansen.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.