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http://hdl.handle.net/11422/3957
Especie: | Dissertação |
Título : | Conforto humano em edifícios altos devido ao efeito do vento |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Marcelo Meirelles de |
Tutor: | Soriano, Humberto Lima |
Resumen: | Este trabalho objetiva sistematizar informações sobre níveis de vibrações para o conforto humano em edifícios altos sob a ação lateral do vento. Baseado em pesquisa bibliográfica foram sistematizados três métodos para a fixação dos limites máximos recomendáveis. Dentre a variedade de métodos para a obtenção da carga de vento, determinaram-se em uma análise de um projeto estrutural real os resultados do método de Davenport, dos métodos sugeridos pela norma brasileira (NB-1623), ou seja, o método simplificado e o método discreto desta norma e de um modelo dinâmico consistente para posterior obtenção dos níveis de vibrações para o conforto humano. Nesta análise verificou-se uma variação significativa nos resultados do método de Davenport em comparação com os demais métodos. A escolha do método de obtenção da carga de vento, entre os apresentados, teve pouca interferência na verificação do conforto humano, já que os seus resultados posicionaram a estrutura na mesma zona de conforto. Em relação aos referidos limites recomendáveis, a sua comparação não é imediata, pois se referem a níveis de percepção distintos. Contudo, a sistematização apresentada facilita a sua utilização em projetos. |
Resumen: | This work aims to sort informations about vibration levels for human confort in high building produced by lateral action of the wind. Based on the researched bibliography three methods for maximum recommended limits have been classified herein. Among of methods for obtaining the wind load, in the present analysis of a real structure, Davenport method, the two methods presented by the brasilian wind code (NB-6123), i.e., the simplified method and the discret method, and a consisted dynamic method have been used. The vibration levels have been obtained using those methods for posterior analysis of human confort. This analysis has shown a significant difference of the Davenport method in comparison with the others methods. The choice of a method for obtaining the wind load has shown little influence on the check of human comfort. For the presented example, all the results have located the structure in the same confort condition. The comparison of the referred limits is not straightforward, since those informations are referred to distinct perception levels. Nevertheless, the presented classification facilitates the analysis of human confort in design. |
Materia: | Engenharia Civil |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-1990 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
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