Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4008
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social
Autor(es)/Inventor(es): Conceição, Isabel Cristina da
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumo: Estudo sobre a relação entre o samba, neste caso, o envolvimento com a organização de uma bateria de escola de samba e a construção da identidade social. Buscando atribuir reflexões e realçando elementos indispensáveis na formação do profissional pedagogo e compreender que a educação se dá em todos os locais, possibilitando repensar o papel da escola na sociedade e contribuir para uma modificação desses espaços. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi o estudo de caso de um ritmista em especial, mestre da bateria de uma escola de samba de uma favela do Rio de Janeiro com história de vida peculiar e exemplo para outros jovens da localidade onde reside e trabalha. Após a escolha da metodologia, realizamos entrevistas buscando detalhar sua trajetória e sua realidade. O trabalho conjunto entre a vivência acompanhada e o estudo teórico possibilita explicar como um rapaz sem instrução escolar formal institucionalizada detém noções éticas necessárias para se destacar em nossa sociedade. As entrevistas foram realizadas buscando salientar a importância das relações sociais na produção de sujeitos éticos. Os principais interlocutores teóricos para a realização deste trabalho foram DA MATTA (1997), DE MASI (2000), FREIRE (1996) e ILLICH (1973). Partindo deste estudo, buscamos introduzir uma apropriação dos saberes dos educandos na escola, distante da educação tradicional e bancária, consciente das especificidades de cada indivíduo para efetivação de uma aprendizagem consistente e capaz de vincular a realidade e os conteúdos ensinados, comprometidos com o que acreditamos ser uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Identidade social
Samba
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CONCEIÇÃO, Isabel Cristina da. Um menino se tornou mestre: o samba como construtor da identidade social. 2016. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4008
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICConceicao.pdf601,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.