Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4012
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reinvenção do radiojornalismo esportivo: o humor e a Internet
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Iago Calheiros de Mendonça e
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Analisa uma tendência recorrente no radiojornalismo de esportes no Brasil: a utilização da Internet, a apropriação de suas características, a convergência midiática e o uso do humor em programas e transmissões esportivas. Para tal, o estudo traz um histórico do rádio, com o objetivo de entender as peculiaridades desse meio de comunicação e suas características em território brasileiro. Busca-se uma análise sobre o impacto da era digital sobre o radialismo e como as emissoras reagiram e passaram a se apropriar da Internet, ao invés de tê-la como inimiga. Esta estuda também o humor, como ele é usado na comunicação social e por quais motivos. Por fim, este trabalho traz exemplos concretos de programas de sucesso que usam tanto o humor quanto a web em sua estrutura, provando a efetividade desta tendência da utilização de um discurso humorístico e da linguagem da rede de computadores.
Palavras-chave: Radiojornalismo
Jornalismo esportivo
Humor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUSA, Iago Calheiros de Mendonça. Reinvenção do radiojornalismo esportivo: o humor e a internet. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISousa.pdf531.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.