Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4020
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Porta dos Fundos: a construção de um produto em meio digital
Autor(es)/Inventor(es): Pinheiro, Fernanda Vasconcelos
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Estuda o atual cenário do humor brasileiro. O estudo de caso será feito com base no canal do YouTube “Porta dos fundos”, um dos maiores do mundo com mais de seis milhões de inscritos, e vídeos com mais de quatro milhões de visualizações. O projeto indica uma transferência da produção cultural para a plataforma web. Essa pesquisa utiliza, além de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas com os fundadores e participantes do “Porta dos fundos”. As obras “O império do grotesco” (Raquel Paiva e Muniz Sodré), “Cultura da convergência” (Henry Jenkins) e “A cauda longa” (Chris Andersen) contextualizam teoricamente uma experiência que ainda está em construção, mas já pode mostrar que as previsões teóricas tem muito a oferecer na reflexão sobre a construção digital de sentidos. Serão analisados a instantaneidade da internet e o processo de adaptação de conteúdos à velocidade de postagem, promovendo novas tendências do humor contemporâneo.
Palavras-chave: Mídia digital
Porta dos Fundos
Produção cultural
Humor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHEIRO, Fernanda Vasconcelos. Porta dos Fundos: a construção de um produto em meio digital. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FPinheiro.pdf740.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.