Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4031
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Do ópio ao crack: as crônicas sobre drogas nos jornais cariocas do início do século XX e o discurso contemporâneo do jornal O Globo sobre o crack
Autor(es)/Inventor(es): Sant'Ana, Livia Rocha de
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Apresenta uma comparação entre os discursos sobre drogas ilícitas que estavam presentes nos jornais cariocas do início do século XX, através das crônicas de João do Rio e Benjamin Costallat, e o discurso contemporâneo do jornal O Globo sobre o crack, droga que tomou conta da cidade dos últimos anos. Através desta comparação, o objetivo é constatar se houve, de fato, uma criminalização dos usuários e das drogas ilícitas no Brasil ao longo do século XX até os dias de hoje, e até que ponto a imprensa influenciou nessa criminalização. Ao longo do trabalho, são explicitadas as mudanças no contexto social da droga na sociedade brasileira, passando pelas mudanças nas leis sobre as substâncias ilícitas ao logo do século XX, pelo discurso da imprensa em geral em relação às drogas e do jornal O Globo em relação ao crack.
Palavras-chave: Jornalismo impresso
Drogas
Criminalização
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANT’ANA, Livia Rocha de. Do ópio ao crack: as crônicas sobre drogas nos jornais cariocas do início do século XX e o discurso contemporâneo do jornal O Globo sobre o crack. 2013. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSant'Ana.pdf405.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.